É inegável que a volta de Jean Pyerre fez o Grêmio crescer de rendimento na temporada. Se não exclusivamente pelo seu retorno, grande parte dos bons resultados obtidos pelo time passam pelo camisa 10, e os números sustentam esta teoria.
Jean Pyerre sofreu uma lesão após a derrota do Grêmio para o Sport Recife, na Arena, no dia 3 de setembro. Ele ficou pouco mais de um mês fora por conta disso. Retornou no empate sem gols com o São Paulo, no Morumbi, no dia 17 de outubro.
Até então, sem a presença do meia, o Grêmio somou cinco vitórias, quatro empates e três derrotas (aproveitamento de 52%). Era nítida a irregularidade da equipe. Se, neste período, houve triunfo em Gre-Nal de Libertadores, a equipe também fez uma das piores partidas do ano: revés para a Universidad Católica por 2 a 0, no Chile.
A partir da volta de Jean Pyerre, o Grêmio endireitou-se. A sequência apresenta 12 jogos de invencibilidade. Em apenas um deles, o camisa 10 não atuou (vitória sobre o Bragantino pelo Brasileirão). De resto, com ele, o Tricolor esbanja mais de 80% de aproveitamento.
Grêmio após a lesão de Jean Pyerre
- 12 jogos (5 vitórias, 4 empates e 3 derrotas)
- 52% de aproveitamento
Grêmio com a volta de Jean Pyerre
- 11 jogos (8 vitórias e 3 empates)
- 82% de aproveitamento