A solução encontrada pelo Grêmio para se reforçar vem do Chile: o meia César Pinares. O jogador foi contratado pelo clube junto à Universidad Católica e anunciado oficialmente no último domingo (8). Ele será o quinto chileno a vestir a camisa tricolor.
A coluna fez um levantamento recente com uma lista de estrangeiros que já atuaram pelo Grêmio. Isto por causa da contratação do argentino Diego Churín. Constatou-se que os atletas da Argentina e do Uruguai são os que mais passaram por Porto Alegre. Depois aparecem os paraguaios.
Na sequência da lista, estão os chilenos. César Pinares é o quinto da relação, que também conta com o zagueiro Astengo, o lateral-esquerdo Escalona, o então meia Beausejour e o atacante Eduardo Vargas. O defensor veio do Colo-Colo e atuou em 43 partidas pelo Tricolor em 1987 e 1988.
Beausejour foi uma aposta feita pela direção gremista em 2005, vindo do futebol da Suíça. Tinha apenas 21 anos e era meia pelo lado esquerdo. Fez sete jogos e marcou um gol. Transferiu-se para a Bélgica e depois consolidou-se como lateral. Já Escalona foi titular na campanha de retorno à Série A do Brasileirão, estando inclusive na Batalha dos Aflitos. Foram 46 partidas com a camisa tricolor.
Por fim, talvez o mais conhecido pela qualidade e por ser recente, destaca-se Eduardo Vargas. Marcou nove vezes em 37 jogos pelo Grêmio. Chegou por empréstimo do Napoli, da Itália, e saiu para o Valencia, da Espanha.
Chilenos da história do Grêmio
- Fernando Astengo (1987-1990)
- Jean Beausejour (2005)
- Alejandro Escalona (2005-2006)
- Eduardo Vargas (2013)
- César Pinares (2020)