O Grêmio anunciou oficialmente a contratação de Diego Churín como novo reforço para a temporada. Argentino vindo do Cerro Porteño, do Paraguai, o jogador entra em uma vasta lista de atletas estrangeiros que já atuaram pelo Tricolor na história.
No geral, Churín é o 31º argentino a ser contratado pelo Grêmio. A Argentina se iguala ao Uruguai e passa a ser o país que mais "cedeu" jogadores ao clube de 1903 para cá. Aliás, o Tricolor negocia com um atleta uruguaio que atua na Itália: Gastón Ramírez.
Os jogadores argentinos que já integraram o grupo do Grêmio foram, divididos por posição, Cejas, Germinaro e Saja (goleiros); Maidana, Schiavi, Canavésio e Kannemann (zagueiros); Matías Rodríguez e Fabio de lo Santos (laterais); Rodríguez, Puma, Esperon e Astrada (volantes); e Alan Ruiz, Sabella, Escudero, Bertoglio, Gata Fernández, Beresi e Montoya (meias).
Como atacantes, foram 10 argentinos que atuaram pelo Grêmio: Obberti, Miralles, Castillo, Amato, Herrera, Barcos, Maxi López, Genta, Scotta e Ortiz. Diego Churín ingressa nesta relação de jogadores estrangeiros do clube. Mas é bem verdade que precisa entrar em campo para registrar a estatística.
Para essa pesquisa, vale destacar que foram adotadas definições com relação a alguns casos sobre o tema. Por exemplo, o uruguaio Sorondo, ex-jogador do Inter, foi anunciado pelo Grêmio, mas jamais atuou por conta de uma lesão. Lucas Barrios, nascido na Argentina, naturalizou-se paraguaio, portanto não entra na relação dos argentinos. Além disso, não são levados em conta aqueles que ficaram apenas nas categorias de base do clube.
Procedência de jogadores estrangeiros do Grêmio
- Uruguai - 31 atletas
- Argentina - 31 atletas
- Paraguai - 11 atletas
- Chile - 4 atletas
- Equador - 3 atletas
- Colômbia - 3 atletas
- Alemanha - 3 atletas
- Inglaterra - 3 atletas
- Peru - 2 atletas
- Bolívia - 1 atleta
- França - 1 atleta
- Itália - 1 atleta
- Panamá - 1 atleta
- Polônia - 1 atleta
- África do Sul - 1 atleta
- Suíça - 1 atleta