Lá vem mais um sorteio e, com ele, a possibilidade de ser confirmado um Gre-Nal. Os 16 clubes classificados das oitavas de final da Libertadores estão definidos após o fechamento da fase de grupos nesta semana, que ocorreu com os jogos de Grêmio e Inter na noite desta quinta-feira (22). As expectativas, mais uma vez, são grandes para o evento na sede da Conmebol.
Os mesmos moldes dos sorteios passados não mudam as projeções matemáticas. Novamente são dois potes, sendo um deles com os oito clubes campeões de seus grupos, e outro com os segundos colocados. A vantagem é que os líderes de cada chave decidem em casa a partida de volta.
Bom, a partir desse momento, como estão em potes separados, a possibilidade de dar Gre-Nal no mata-mata da Libertadores existe e pode ser calculado. As chances do Inter ser sorteado para ser adversário do Grêmio são uma em oito: 12,5%. O curioso é que, durante o sorteio, caso as bolinhas dos gaúchos não sejam retiradas, o número passa a ser maior.
No sorteio das oitavas de final da Libertadores de 2019, ocorreu algo parecido. Até a antepenúltima definição de confronto, existiu muito fortemente a chance de dar Gre-Nal: 33,3%. Na ocasião, o Inter acabou enfrentando o Nacional, do Uruguai, enquanto o Grêmio encarou o Libertad, do Paraguai.
Oitavas de final da Libertadores
POTE 1
- Palmeiras
- Santos
- Flamengo
- Nacional
- Boca Juniors
- River Plate
- Grêmio
- Jorge Wilstermann
POTE 2
- Racing
- Guaraní
- Ind. del Valle
- LDU
- Athletico-PR
- Inter
- Delfín
- Libertad