Experiência é o que não falta para o único brasileiro campeão da Libertadores como treinador e jogador. Renato Portaluppi tem a chance de alcançar a etapa de oitavas de final da competição comandando o Grêmio pelo quarto ano consecutivo (2017, 2018, 2019 e agora 2019). Uma vitória diante da Universidad Católica nesta terça-feira (29), na Arena, encaminha a vaga e deixa o técnico mais próximo de uma nova marca.
Nesta Libertadores de 2020, o Grêmio de Renato alcançou duas vitórias, e curiosamente ambas fora de casa: América de Cali, na Colômbia, e Inter, no Beira-Rio. Os resultados fizeram Renato Portaluppi chegar à segunda posição dos treinadores brasileiros que mais venceram na história da principal competição do continente.
Com 39 vitórias como técnico na Libertadores, sendo 30 pelo Grêmio e nove no comando do Fluminense, na edição de 2008, Renato Portaluppi está a apenas três de igualar o líder da lista: Luiz Felipe Scolari. Felipão soma 42 vitórias, treinando o Tricolor e também o Palmeiras.
Vale lembrar que Renato está em sua quarta edição de Libertadores seguida no comando do Grêmio. Ele é o treinador com mais jogos pelo clube na competição. O rendimento é alto, com mais de 63% de aproveitamento.
Brasileiros com mais vitórias na Libertadores
- Luiz Felipe Scolari - 42
- Renato Portaluppi - 39
- Muricy Ramalho - 37
- Tite - 36
- Vanderlei Luxemburgo - 35