O ano pode não exibir muita constância de rendimento do Grêmio, que está mal no Brasileirão, mas Renato Portaluppi segue bem cotado pelo conjunto da obra de sua terceira passagem pelo clube do coração como treinador.
Segundo o site holandês Football World Rankings, criado em 2010, Renato ocupa a sétima colocação entre os melhores do mundo. O primeiro da lista é Jurgen Klopp, do Liverpool. Marcelo Gallardo, do River Plate, é o segundo.
A lista prossegue com Jorge Jesus (Benfica), Maurizio Sarri (sem equipe), Ernesto Valverde (sem equipe), Pep Guardiola (Manchester City), Renato Portaluppi (Grêmio), Tuchel (PSG), Diego Simeone (Atlético, de Madrid) e Zinedine Zidane (Real Madrid).
Os critérios de pontuação abrangem todos os continentes e são mais amplos, com atualizações a cada sete dias, a partir das médias ponderadas dos últimos 52 jogos realizados sob o comando de cada treinador.
Em vez de contar só os resultados imediatos, o site pega campeonatos dos últimos anos, traçando paralelo com competições similares na Europa, por exemplo, o que beneficia Renato em razão da retomada de títulos do Grêmio, liderada por ele.