A temporada de 2012 do Inter teve alguns fatos marcantes, como as obras no Beira-Rio e a contratação de Forlán, mas também ficou marcada por uma decisão da direção colorada de promover um ídolo ao cargo de treinador do clube. Após a saída de Dorival Júnior, que sofria contestações da torcida, e sem opções no mercado, o então diretor-técnico Fernandão transformou-se em treinador principal da equipe.
Pois a estreia do capitão da América e do Mundial, em 2006, fez sua estreia justamente em um jogo contra o Atlético-GO, no Beira-Rio. Com atuações de luxo de Dagoberto e Fred (ambos fizeram gols), o Colorado aplicou uma goleada de 4 a 1. Jajá e Elton também deixaram sua marca.
A passagem de Fernandão como técnico do Inter durou apenas 122 dias, no dia 20 de novembro. No total, foram 26 jogos, conquistando nove vitórias, empatando oito jogos e perdendo outros nove, o que representa um aproveitamento de 44,8%. Chegou a arrancar com seis jogos invicto, tentando colocar o clube na disputa do título do Brasileirão, porém a produção caiu e o pensamento focou na busca pela vaga na Libertadores.
Na coletiva de imprensa, após o anúncio de sua saída, Fernandão inclusive chorou ao lembrar da lealdade do volante Ygor, citado por ele no discurso de despedida. Falou inclusive que "não se pode falar a verdade no futebol". Isto por conta de algumas declarações polêmicas do ídolo colorado que não chegaram bem ao vestiário. O ex-camisa 9 foi substituído por Osmar Loss, que comandou o time nos últimos dois jogos do Brasileirão: Portuguesa e Grêmio.
Oito anos depois, Inter e Atlético-GO voltam a se enfrentar pelo Brasileirão. Não disputaram nenhuma partida durante este período. O jogo ocorre nesta quarta-feira (19), no Beira-Rio.
Ficha técnica de Inter 4x1 Atlético-GO
- Data: 22 de julho de 2012.
- Local: Beira-Rio.
- Gols: Dagoberto, Elton, Jajá e Fred (I); Reniê (A).
INTER: Muriel; Edson Ratinho (Otávio), Bolívar, Índio e Fabrício; Ygor, Guiñazu, Elton e Fred; Dagoberto (Maurides) e Jajá (Marcos Aurélio). Técnico: Fernandão.
ATLÉTICO-GO: Márcio; Rafael Cruz, Gilson, Reniê e Erron; Ernandes, Marino, Joílson e Bida (Danilinho); Ricardo Bueno (Vanderlei) e Wesley (Patrick). Técnico: Jairo Araújo.