Se o Inter quiser os três pontos na próxima quarta-feira (2), atuando fora de casa, para seguir líder do Brasileirão, terá de passar por um grande desafio em São Paulo. Antes fosse pelo bom futebol apresentado pelo Palmeiras, de Vanderlei Luxemburgo, que não existe, mas o time paulista coleciona resultados que expõe duas virtudes indiscutíveis: é difícil fazer gol no Verdão e, mais ainda, vencê-lo em sua casa.
De todos os clubes da Série A do Brasileirão, na temporada 2020, o Palmeiras é dono da melhor defesa. Pode haver relação com a estratégia de Luxemburgo de posicionar Felipe Melo como zagueiro, que vem fazendo uma boa dupla com o paraguaio Gustavo Gómez. Arás deles, está o sempre regular goleiro Weverton. Foram apenas 12 gols em 23 partidas.
Neste quesito, o Inter de Eduardo Coudet também se sobressai. A equipe colorada é a segunda melhor defesa no ranking, ao lado do Atlético-GO, com 13 gols sofridos no ano. Pela média, supera inclusive o Palmeiras, levemente, é verdade, por ter entrado em capo mais vezes: 26. No Brasileirão, por exemplo, levou apenas dois, e ambos de pênaltis, na derrota para o Fluminense por 2 a 1.
Outro número que surpreende é a invencibilidade do Palmeiras jogando em casa. Ele simplesmente ainda não perdeu em 2020. São 12 jogos, com oito vitórias e quatro empates, levando em conta partidas no Allianz Parque e também no Morumbi, onde venceu o Santos pelo Brasileirão. A última derrota foi para o Flamengo, no dia 1º de dezembro de 2019. O placar de 3 a 1, em sua Arena, culminou na demissão do técnico Mano Menezes.
Melhores defesas do Brasil em 2020 (clubes da Série A)
- Palmeiras - 12 gols
- Inter e Atlético-GO - 13 gols
- Vasco - 15 gols
- Grêmio - 17 gols
- Fortaleza - 18 gols
Palmeiras em casa em 2020
- 12 jogos
- 8 vitórias
- 4 empates
- 0 derrotas
- 21 gols marcados
- 7 gols sofridos
- 78% de aproveitamento