Sabe aquela brincadeira da "lei do ex", quando coincidentemente um jogador marca gol no time que o revelou ou pelo qual atuou? Este meme das redes sociais perde a graça com Diego Souza, que já defendeu várias camisas no Brasil — muito provavelmente, ele vai balançar as redes de um ex-clube em algum momento.
Mas isso também mostra a experiência do atacante em Campeonatos Brasileiros e explica por que ele ocupa um lugar especial no ranking de artilheiros históricos da competição.
Diego Souza fez de novo: marcou gol e foi decisivo na vitória do Grêmio sobre o Fluminense, na Arena, no último domingo (9). Isso virou rotina para um jogador que chegou desacreditado e atualmente ostenta a condição de goleador da equipe de Renato Portaluppi em 2020. Só na retomada do futebol, já são cinco jogos e quatro gols anotados.
E gol de Diego Souza no Brasileirão é uma frase que já foi repetida 108 vezes. O ex-volante e ex-meia, hoje centroavante, é o segundo jogador que mais balançou as redes na era dos pontos corridos, atrás apenas de Fred, que curiosamente estava em campo pelo Fluminense na Arena (147 gols).
No ranking geral, ele ocupa a 11ª colocação dos goleadores, empatado com Paulo Baier. Está a apenas cinco de igualar Dadá Maravilha — e não está longe de Luís Fabiano, que anotou 116 gols.
Todos os concorrentes já se aposentaram. Aliás, desta lista, só Diego Souza e Fred estão em atividade ainda.
O primeiro gol de Diego Souza pelo Brasileirão foi em maio de 2004, com a camisa do Fluminense. Ele só não marcou nas edições de 2003 e 2006 do campeonato. Inclusive o twitter oficial da competição, administrado pela CBF, fez menção à atuação do jogador do Grêmio.
Artilheiros gerais do Brasileirão
- Roberto Dinamite - 190 gols
- Romário - 154 gols
- Edmundo - 153 gols
- Fred - 147 gols
- Zico - 135 gols
- Túlio - 129 gols
- Serginho Chulapa - 137 gols
- Washington - 126 gols
- Luis Fabiano - 116 gols
- Dadá Maravilha - 113 gols
- Diego Souza e Paulo Baier - 108 gols
Artilheiros da era dos pontos corridos
- Fred - 147 gols
- Diego Souza - 108 gols
- Paulo Baier - 106 gols
- Alecsandro - 101 gols
- Borges - 99 gols
- Wellington Paulista - 94 gols
- Rafael Moura - 86 gols