A saudade certamente era grande. O Inter não atua no Beira-Rio desde 8 de março, quando venceu o Brasil-Pel por 2 a 0, com dois gols de Patrick. Pois será na casa colorada que o time de Eduardo Coudet tentará passar pelo Esportivo na semifinal do Gauchão. Um confronto que não ocorre no local há 18 anos.
No dia 22 de maio de 2002, Inter e Esportivo se enfrentaram pelo chamado Super Gauchão. O Colorado até seria campeão estadual posteriormente, mas aquela noite foi decisiva para uma mudança de rumo do clube.
Um empate sem gols no Beira-Rio foi marcado por vaia dos torcedores e culminou na saída do técnico Ivo Wortmann. O então presidente Fernando Carvalho fez uma aposta e, assim, o auxiliar Guto Ferreira acabou assumindo o time e levando à conquista.
Desde aquela noite turbulenta, Inter e Esportivo jamais voltaram a se enfrentar no Beira-Rio. Quando o time colorado era mandante, o estádio passava por reformas para receber jogos da Copa do Mundo. Por conta disto, as partidas foram realizadas no estádio do Vale, em Novo Hamburgo, e no Centenário, em Caxias do Sul. O restante ocorreu em Bento Gonçalves.
Em 2020, Inter e Esportivo jogaram na Montanha dos Vinhedos. O placar final foi de 1 a 1, com gols de William Pottker e João Pedro.
Ficha de Inter 0x0 Esportivo
- Data: 22/05/2002.
- Local: Beira-Rio.
Escalação do Inter: Clemer; Claiton, Ameli, Chris e Cássio (Fábio Pinto); Alexandre Rotweiller, Márcio Hahn (Leandro Ávila), Carlos Miguel e Diogo Rincón (Mahicon Librelato); Fabiano Costa e Fernando Baiano. Técnico: Ivo Wortmann.
Escalação do Esportivo: Nivaldo; Tito, Eder e Toni; Coutinho (Renato), Evanor, Dido, Lela e Ronaldo (Serjão); Ernestina e Anderson Cebola (Michael). Técnico: Celso Freitas.