O jogo deste domingo (16) marcará o primeiro confronto em competições oficiais de Odair Hellmann com os colorados. Mas enfrentar o clube não é algo inédito na vida do atual treinador do Fluminense. Quando ainda era um volante em ascensão, encarou o Inter em 27 de fevereiro de 2003, só que em um amistoso.
Naquela noite chuvosa, ele era titular do Brasil-Pel comandado por Luiz Freire, que encarou o Inter de Muricy Ramalho. O técnico iniciava, naquele ano, a reconstrução do clube colorado após o susto de poucos meses antes em Belém, quando escapou do rebaixamento na última rodada do Brasileirão. O amistoso levou mais de 7 mil pessoas ao Bento Freitas, que presenciaram uma atuação segura da equipe da Capital. Com gols de André Neles e Gavilán, venceu por 2 a 0.
A partida entrou para a história também por outro motivo: quando entrou no lugar de Gavilán, uma jovem promessa começaria a escrever seu nome em vermelho e branco. Foi a estreia de Nilmar entre os profissionais do Inter. Depois o atacante marcaria seu nome com gols e títulos pelo clube colorado.
Odair Hellmann comandou o Inter quase dois anos como treinador. Chegou aos vice-campeonatos do Gauchão e da Copa do Brasil, ambos em 2019. Com 116 partidas na casamata colorada, foram 61 vitórias e 28 derrotas, representando 60% de aproveitamento.
Ficha de Brasil-Pel 0x2 Inter
- Data: 27/02/2003
- Local: Bento Freitas, em Pelotas
- Árbitro: Leonardo Gaciba
- Gols: André Neles e Gavilán
Brasil-Pel: Michel Alves; Carlão, Roger, Menegon e Ivonaldo (Cleiton); Odair, D'Marcellus, Kiko (Vágner) e Alex; Anderson (Claiton Dornelles) (Roberto) e Marcelinho. Técnico: Luiz Freire.
Inter: Clemer; Sangaletti, Wilson (Fernando Cardozo) e Vinícius; Valdir Pedra (Thiago Mattos), Claiton, Flávio (Geninho), Gavilán (Nilmar) e Ismael (Edu Silva); Diego (Jéfferson Feijão) e André Neles. Técnico: Muricy Ramalho.
*Colaboração de Rafael Diverio