A segunda-feira (20) começou com um destaque nacional: a confirmação do acerto do atacante Dudu, destaque do Palmeiras nos últimos anos, com o futebol do Catar. O jogador será emprestado por um ano e os valores vão render cerca de R$ 190 mil aos cofres gremistas por conta do clube ter participado do ciclo de formação do atleta. O dinheiro extra, apesar de pequeno, sempre ajuda e faz lembrar da passagem do camisa 7 pelo Grêmio.
Dudu foi contratado pelo Tricolor em fevereiro de 2014. Então com 22 anos, o jogador foi emprestado pelo Dínamo de Kiev, da Ucrânia, e, em troca, o Grêmio pagou 200 mil euros e cedeu o atacante Yuri Mamute na transação. Ele ficou apenas uma temporada na Arena, uma vez que o passe fixado para comprá-lo estava na casa dos 6 milhões de euros (R$ 19 milhões na época).
É verdade que Dudu não deixou saudades pelos gols, até porque não foram muitos. Talvez a dedicação em campo tenha criado um vínculo interessante com a torcida gremista. No total, ele atuou 55 vezes com a camisa gremista, tendo dois treinadores: Enderson Moreira e Luiz Felipe Scolari. Foi a melhor parceria de Hernán Barcos no ataque do time naquele 2014.
Os oito gols de Dudu com a camisa do Grêmio foram marcados na seguinte composição: três no Gauchão (vitórias contra Novo Hamburgo e Brasil-Pel, e derrota contra o São Paulo-RG); dois na Libertadores (vitórias diante de Atlético Nacional e San Lorenzo); e três no Brasileirão (triunfos sobre Chapecoense, Sport e Criciúma). Além disso, foram sete assistências dadas pelo atacante.
Os números nem se comparam com a passagem de Dudu pelo Palmeiras. O atacante reúne dois títulos brasileiros e um da Copa do Brasil, marcando 70 gols e dando 76 assistências em 305 partidas pelo clube paulista.
Dudu com a camisa do Grêmio:
- 55 jogos
- 8 gols
- 7 assistências