Os holofotes dessa quinta-feira (9) estão voltados para Muriel. O goleiro, formado no Inter, foi personagem central da conquista do Fluminense diante do Flamengo na Taça Rio, segundo turno do campeonato carioca, uma vez que pegou dois pênaltis na decisão. Pois este fato chamou ainda mais a atenção dos colorados, que não sentem saudade do jogador.
Muriel passou cerca de 13 anos ligado ao Inter. Nas categorias de base desde 2003, subiu ao profissional quatro anos depois, tendo como destaque o título do Brasileirão Sub-20 de 2006, num time que tinha Alexandre Pato, por exemplo. Além disso, era goleiro de seleções brasileiras de base, assim como o colega Renan e o companheiro Cássio, este no Grêmio.
Demorou para ele se firmar como goleiro titular do Inter. Esperou as passagens de Lauro, Abbondanzieri e do próprio Renan para finalmente receber uma chance com Paulo Roberto Falcão, ainda no primeiro semestre de 2011. Neste período, chegou a ser emprestado para Caxias e Portuguesa, onde conseguiu se destacar. Dono da camisa 1 nas temporadas de 2012 e 2013, perdeu a posição para Dida e viu de perto o crescimento do irmão Alisson.
Em 2016, a direção do Inter entendeu que precisava de novos goleiros. Foram atrás, portanto, de Danilo Fernandes, vindo do Sport, e Marcelo Lomba, do Bahia. O clube pagou cerca de R$ 2 milhões aos baianos e ainda cedeu Muriel por um ano de empréstimo no negócio. Seu vínculo com o Colorado terminou em maio de 2017, e ele deu adeus ao Beira-Rio.
Muriel sofreu com a irregularidade no Inter. Fazia partidas memoráveis, mas não demorava muito para falhar em algum gol adversário. O ponto alto ocorreu no título do Gauchão de 2013. Foi na sua defesa, em decisão por pênaltis, que o clube sagrou-se tricampeão gaúcho.
No total, Muriel defendeu o Inter em 203 partidas, conquistando 10 títulos. A maioria deles como integrante do grupo, como na Libertadores de 2010. Porém, foi titular na conquista da Recopa Sul-Americana de 2011, diante do Independiente, da Argentina. Com relação a pênaltis, ele pegou cinco cobranças no total.
Muriel com a camisa do Inter
- 203 jogos
- 10 títulos (Libertadores, Recopa, Gauchão 7x e Recopa Gaúcha)
Pênaltis defendidos por Muriel no Inter
- Davi - Coritiba (Brasileirão 2011)
- Jeffrén - Barcelona (Copa Audi 2011)
- Jô - Atlético-MG (Brasileirão 2012)
- Moisés - Juventude (Gauchão 2013)
- Felipe Amorim - Fluminense (Primeira Liga 2016)
Muriel em Gre-Nais
- 14 jogos
- 4 vitórias
- 5 empates
- 5 derrotas
- 17 gols sofridos