Quis o destino que o Novo Hamburgo, adversário da última rodada da fase de grupos, aparecesse novamente no caminho do Grêmio para a definição de uma vaga à final do returno do Gauchão. Em jogo único, cujo empate leva aos pênaltis, as equipes se enfrentam com mando do Tricolor e vão protagonizar um novo duelo de mata-mata, algo bastante recente no certame estadual.
GaúchaZH lembrou da primeira frustração desta atual passagem de Renato Portaluppi no Grêmio, e foi justamente em um confronto contra o Novo Hamburgo. Pelo Gauchão de 2017, nos pênaltis, o time do Vale dos Sinos seguiria adiante para ser campeão gaúcho pela primeira vez na história.
Mas, antes disso, houve dois momentos em que Grêmio e Novo Hamburgo se colidiram em uma fase de mata-mata de Gauchão. Voltando para 2010, há 10 anos, os clubes se enfrentaram na decisão da Taça Fernando Carvalho (primeiro turno do campeonato). No Olímpico, o time de Silas venceu por 1 a 0, com gol de falta de Ferdinando. Depois o Tricolor seria campeão estadual, mas aquela taça simbólica foi a primeira levantada pelo clube depois de mais de mil dias.
Cinco anos depois, pelo Gauchão de 2015, as equipes duelaram pelas quartas de final. De um lado, o técnico Felipão; do outro, Roger Machado. O jogo terminou empatado em 1 a 1, com gols de Pedro Geromel e Fred. Aliás, este foi o primeiro gol de Geromel com a camisa tricolor. Nos pênaltis, Marcelo Grohe brilhou ao pegar duas cobranças e classificar o Grêmio.
Na história do confronto, são 178 jogos entre Grêmio e Novo Hamburgo. O Tricolor venceu 126 vezes contra apenas 16 do time do interior gaúcho, além de terem ocorrido 36 empates. A última derrota gremista foi em 2011, no Estádio do Vale: 2 a 0, com gols de Claudio Luiz e Rodrigo Mendes.
Já são 12 partidas de invencibilidade do Grêmio contra o Novo Hamburgo, apesar da eliminação nos pênaltis em 2017.
Mata-matas de Grêmio x Novo Hamburgo na década
- 2010 - Grêmio 1x0 Novo Hamburgo - Final da Taça Fernando Carvalho
- 2015 - Grêmio (6)1x1(5) Novo Hamburgo - Quartas de final
- 2017 - Grêmio 1x1 Novo Hamburgo / Novo Hamburgo (7)1x1(6) Grêmio - Semifinal