Depois de bastante tempo, Pablo Guiñazu concedeu entrevista à GaúchaZH sobre sua aposentadoria, os bons momentos no Inter e aspirações na carreira para seguir trabalhando com a bola. Certamente ouvir falar do volante argentino desperta lembranças muito positivas por parte dos colorados, que conviveram com o "Cholo" por cinco anos e meio.
Guiñazu apareceu para o futebol gaúcho e brasileiro na trajetória do Inter rumo ao título da Libertadores de 2006. Protagonista no Libertad, do Paraguai, o meio-campo foi semifinalista da competição, sendo eliminado pelo próprio time colorado. Logo, as sondagens começaram para o argentino que tinha 28 anos na época.
Pois foi no dia 14 de junho de 2007 que o Inter investiu na contratação de Guiñazu. O valor pago pelo jogador girou em torno de 1 milhão de dólares (R$ 2 milhões na cotação de momento), e talvez tenha sido o grande reforço buscado por Giovanni Luigi como vice-presidente de futebol naquela temporada.
A estreia do "Cholo" com a camisa colorada foi no dia 5 de agosto de 2007, na derrota do Inter para o Cruzeiro por 3 a 2, no Mineirão, pelo Brasileirão. Era o início de uma bonita caminhada que beirou os 300 jogos pelo clube e oito títulos oficiais conquistados, com destaque para a Libertadores de 2010, da qual ele participou de todas as partidas na campanha do bi da América.
E quem disse que precisa fazer gol para ser ídolo? De 2007 a 2013 no Inter, Guiñazu anotou apenas quatro vezes. A curiosidade é que, em todas elas, o time aplicou goleada. Por pedido seu, saiu do clube em uma rescisão de contrato amigável e, por ser referência de dedicação, qualidade em campo e raça, deixou um legado de idolatria junto à torcida, recebendo inclusive festa de colorados no CT do clube.
Números de Guiñazu pelo Inter
- 282 jogos
- 4 gols
- 8 títulos (Libertadores, Sul-Americana, Recopa, Suruga e Gauchão 4x)
Gols de Guiñazu
- 27/02/2008 - Nacional-PB 0x4 Inter (Copa do Brasil)
- 30/03/2008 - Ulbra 1x4 Inter (Gauchão)
- 19/04/2009 - Inter 8x1 Caxias (Gauchão)
- 30/08/2009 - Inter 4x0 Goiás (Brasileirão)