Não faz muito tempo que o quadro Mano a Mano formou a melhor seleção da dupla Gre-Nal de todos os tempos. Isto tendo como base os votos de gremistas e colorados, que elegeram o Grêmio de 1983 e o Inter de 1976 como as principais equipes de cada clube na história. O portal irmão de GaúchaZH, o Globoesporte, também fez enquetes neste sentido buscando o mesmo resultado. Um dos pontos interessantes destes conteúdos está na lateral direita.
O Grupo RBS, no projeto Saudade do Esporte, vem retransmitindo as grandes conquistas de Grêmio e Inter. Com relação aos três títulos da Libertadores do Tricolor, foi possível conferir as atuações de Paulo Roberto, Arce e Edilson. Jogadores com muitas partidas disputadas e muitas taças obtidas em suas passagens realmente vitoriosas pelo clube.
Nas enquetes mencionadas anteriormente, Paulo Roberto levou a melhor no "mata-mata" com os outros laterais marcantes do Grêmio. Com os títulos de Mundial, Libertadores e Brasileirão, o jogador, formado na base do clube, fez sucesso no Olímpico e ainda teve destaque em outras praças, como Belo Horizonte (Cruzeiro) e Rio de Janeiro (Vasco e Botafogo), passando inclusive pela Seleção Brasileira. Ou seja, o eleito melhor lateral do Tricolor de todos os tempos tem carreira pra alcançar esta condição.
Paulo Roberto se aposentou em 2000, mas não ficou tão longe dos gramados assim. Alguns anos depois, mergulhou no mundo empresarial do futebol após conversas e influência de Taffarel, hoje preparador de goleiros da Seleção Brasileira. Há quase duas décadas nesta função, ele já é agente reconhecido pela CBF e pela Fifa.
— A ideia é seguir crescendo neste ramo, expandindo as atividades ainda mais para o mercado estrangeiro. Minha trajetória no futebol me ajudou bastante a transitar pelos clubes no Brasil, mas é um cenário perigoso. O grande desafio de ser empresário são os relacionamentos, que não envolvem só o atleta, mas sim também sua família e os dirigentes — avalia Paulo Roberto.
Paulo Roberto pelo Grêmio
- 131 jogos
- 3 gols
- 3 títulos
Arce pelo Grêmio
- 145 jogos
- 13 gols
- 6 títulos
Edilson pelo Grêmio
- 136 jogos
- 7 gols
- 3 títulos