O projeto Saudade do Esporte provoca as memórias de gremistas e colorados com grandes, e talvez os principais, títulos da dupla Gre-Nal. Os fins de semana revivem as conquistas mundiais de Grêmio e Inter, assim como as primeiras de Libertadores. A proposta desta coluna é justamente mergulhar no assunto e estabelecer, em números, quem são os jogadores mais vitoriosos dos clubes.
Na semana passada, foi anunciado o ranking de vitoriosos pelo lado do Grêmio. Agora o jogo a ser revivido é Inter x São Paulo, pela Libertadores de 2006. Por isso, a missão, desta vez, é descobrir quais são os jogadores colorados com mais faixas no peito? É importante estabelecer as regras para a criação desta lista. Títulos não oficiais ficam de fora.
O líder do ranking é o histórico atacante Carlitos, que defendeu a camisa do Inter de 1938 a 1951, ano de sua aposentadoria inclusive. Ele é o maior artilheiro do clube com quase 500 gols marcados e fez parte, ao lado de nomes como Alpheu e Tesourinha, do famoso "Rolo Compressor".
Você pode contestar a relevância de suas conquistas, uma vez que o time colorado participava apenas de Citadino e Gauchão. No entanto, eram as principais competições da época e, por isso, com a importância garantida.
Ranking de jogadores mais vitoriosos no Inter
- Carlitos - 20 títulos (10 de Citadino e 10 de Gauchão)
- Alpheu - 17 títulos (8 de Citadino e 9 de Gauchão)
- Tesourinha - 16 títulos (8 de Citadino e 8 de Gauchão)
- Índio - 14 títulos (1 de Mundial, 2 de Libertadores, 1 de Sul-Americana, 2 de Recopa, 1 de Suruga e 7 de Gauchão)
- Valdomiro - 13 títulos (3 de Brasileirão e 10 de Gauchão)
- D'Alessandro - 13 títulos (1 de Libertadores, 1 de Sul-Americana, 1 de Recopa, 1 de Suruga, 7 de Gauchão e 2 de Recopa Gaúcha)