Sem se classificar para a terceira fase do Campeonato Brasileiro de 1984, o Inter foi convidado junto a outros nove times para a disputa do Torneio Heleno Nunes, competição interestadual organizada pela Federação Paulista de Futebol (FPF). O campeonato foi disputado em turno único, em que todos enfrentavam todos, e quem somasse mais pontos seria o campeão. A duração era de pouco mais de um mês. Junto ao Colorado, jogaram Bahia, Botafogo, Cruzeiro, Atlético-MG, Guarani, São Paulo, Palmeiras, Santa Cruz e Sport.
A taça não foi exatamente valiosa para os padrões colorados. Mas carregou um fato curioso: depois da conquista, com a circunstância de o time não ter mais compromissos, 11 jogadores do Inter foram convocados para representar o Brasil na Olimpíada de Los Angeles, conquistando a medalha de prata ao perder para a França na final.
A trajetória
O Inter estreou perdendo para o Bahia, fora de casa, por 2 a 1. Seria a única derrota do time na competição. Depois, recuperou-se com três vitórias seguidas, contra o Atlético-MG, São Paulo e Cruzeiro. Na sequência, três empates seguidos, contra Palmeiras, Guarani e Botafogo. O título veio depois de mais duas vitórias, fora de casa contra o Sport e depois no Beira-Rio, contra o Santa Cruz.
— O resultado no Beira-Rio foi suficiente para a gente ganhar o campeonato. Era uma equipe boa, com gente mais experiente e alguns mais jovens. Eu entrei nessa equipe e fui bem. Era um campeonato que deu conjunto para disputamos a Copa Kirin naquele mesmo ano. Mais um para a galeria — conta Jair, meio-campista do Inter em 1984 e também na conquista do tricampeonato brasileiro com o Colorado.
Os resultados deixaram o Colorado dois pontos na frente do Bahia (13 a 11, ressaltando que a vitória valia apenas dois pontos). A taça foi recebida dias depois, após um amistoso entre o Inter e o Independiente, da Argentina.
Confira a campanha colorada:
Bahia 2x1 Inter
Atlético-MG 0x1 Inter
Inter 2x1 São Paulo
Inter 1x0 Cruzeiro
Inter 1x1 Palmeiras
Guarani 2x2 Inter
Botafogo 1x1 Inter
Sport 0x4 Inter
Inter 2x1 Santa Cruz
Ficha do jogo do título
Inter 2x1 Santa Cruz- Estádio Beira-Rio - 17/05/1984
Inter: Gilmar; Alves, Aluísio (Beto), Mauro Galvão e André Luís; Dunga, Jair e Mário Sérgio; Paulo Santos, Milton Cruz (Sílvio) e Silvinho. Técnico: Otacílio Gonçalves Junior.
Santa Cruz: Luiz Neto, Ricardo, Celso, Edson e Aldeir; Zé do Carmo, Henágio e Cristóvão; Gabriel, Jarbas e Cândido. Técnico: Lori Sandri.
Gols: Jair (7’ do 1º) e Paulo Santos (41’ do 2º) / Cristóvão (10’ do 2º).