A Fifa já definiu que a antiga Copa Intercontinental valeu como título mundial para os clubes que a conseguiram conquistar. A partir disso, foram 61 edições do torneio que define o campeão que está no topo do futebol. Em uma delas, que está sendo recontada pelo Grupo RBS nessa semana, o Grêmio venceu o Hamburgo e levantou a taça. Pois o protagonista tricolor daquele jogo carrega uma marca que poucos conseguiram atingir.
Renato Portaluppi foi o autor dos dois gols que garantiram a conquista do mundo ao Grêmio. Apenas três jogadores brasileiros, além dele, conseguiram marcar duas vezes ou mais em uma final de Mundial. Pelo Santos, o maior craque de todos os tempos, Pelé, anotou dois gols na ida e três na volta na decisão de 1962, diante do Benfica, de Portugal, e repetiu a dose em 1963, marcando dois contra o Milan, da Itália.
Na conquista do memorável Flamengo em 1981, o centroavante Nunes balançou a rede duas vezes na goleada sobre o Liverpool, da Inglaterra. Por fim, em 1992, Raí marcou dois gols na virada do São Paulo sobre o Barcelona, da Espanha.
O último clube brasileiro campeão mundial foi o Corinthians, em 2012. Além dele, somente Inter e São Paulo conseguiram conquistar o título no século 21.
Dois gols ou mais em final de Mundial
- 1992 - São Paulo 2x1 Barcelona (Raí)
- 1983 - Grêmio 2x1 Hamburgo (Renato)
- 1981 - Flamengo 3x0 Liverpool (Nunes)
- 1963 - Milan 4x2 Santos (Pelé)
- 1962 - Santos 3x2 Benfica / Benfica 2x5 Santos (Pelé)