É nítido que o Grêmio está atrás de Vanderlei, do Santos, porque entende que seu time não está bem servido com Paulo Victor. Algumas falhas do goleiro na temporada passada parecem ter inviabilizado qualquer chance de manutenção da titularidade do atleta no Tricolor. No entanto, chamam a atenção, e da maneira mais positiva, as suas estatísticas em 2019.
Paulo Victor foi o segundo jogador que mais atuou pelo Grêmio no ano passado. Foram 56 jogos, ficando atrás apenas de Everton, que entrou em campo 57 vezes. O fato mais importante é que o goleiro passou exatamente metade deste total de partidas sem levar gol.
Os ingleses usam a expressão clean sheet (lençol limpo) para citar os jogos em que um goleiro não é vazado. Ou seja, dos 56 jogos disputados no ano passado, o Grêmio de Paulo Victor não sofreu gol em 28. Isto levando-se em conta todas as competições (Libertadores, Brasileirão, Copa do Brasil e Gauchão). A média é de 0,66 gol sofrido por partida.
Além disso, Paulo Victor encerrou a temporada como o goleiro com melhor média de gols sofridos entre os titulares dos clubes da elite do futebol brasileiro. Estatística esta que também considera todas as competições disputadas. O goleiro ainda entrou para a história do Gauchão ao levar apenas um gol na campanha do bicampeonato estadual, tendo também pegado três pênaltis na final contra o Inter.
Pode-se desconfiar dos números citados acima. O próprio Grêmio pensa assim. Talvez algumas falhas ou insegurança em momentos decisivos do time na temporada tenham mostrado que o goleiro não esteja pronto para ser o camisa 1 do Tricolor. Agora é preciso dizer que o desempenho do jogador, nas estatísticas, o recomendam para qualquer clube.
Números de Paulo Victor em 2019
- 56 jogos
- 37 gols sofridos
- 28 clean sheets (jogos sem sofrer gols)
- 3 pênaltis defendidos