Parece óbvio que Inter e São Paulo torcerão pelo Flamengo na final da Libertadores. Virtual campeão brasileiro, o time carioca obterá classificação para a próxima edição da competição continental, em 2020, caso vença o River Plate no próximo sábado (23), no Peru. Com isso, sua vaga via Brasileirão ficaria livre para outro clube, o que beneficiaria colorados e são-paulinos. É o famoso "G-4 virando G-5".
A partir deste cenário, existe duelo particular do Inter contra o São Paulo por uma vaga direta à próxima Libertadores. Na próxima rodada, os gaúchos recebem o Fortaleza, no Beira-Rio, enquanto os paulistas viajam para enfrentar o Ceará, no Castelão. Conforme os rendimentos dos clubes no Brasileirão, é possível calcular a probabilidade do Colorado assumir a posição do Tricolor já no fim de semana.
O Inter tem boa campanha dentro de casa no campeonato. Foram 10 vitórias em 16 jogos. É justamente disso que o time de Zé Ricardo precisa, diante do Fortaleza, para pensar em ultrapassar o São Paulo.
A outra combinação necessária é uma derrota dos paulistas. Longe do Morumbi, a equipe de Fernando Diniz perdeu apenas cinco vezes em 16 jogos. Com isso, a projeção indica 20% de chances do objetivo colorado ser alcançado.
Vale lembrar que o Corinthians, que também está de olho na vaga do São Paulo, não tem como passar pelo Inter, nesta rodada, em caso do vitória colorada. Os corintianos têm duas vitórias a menos em relação aos gaúchos, que é o primeiro critério de desempate.