Sabe aquele retrospecto que pode ser positivo ou negativo conforme o ponto de vista? Pois o Grêmio defende grande invencibilidade diante do Flamengo em Porto Alegre. Os clubes iniciam nesta quarta-feira (2) uma disputa por vaga à final da Libertadores.
Precisando construir boa vantagem diante de sua torcida, o Grêmio encara o Flamengo na Arena. A capital gaúcha não tem sido local de boas lembranças para os cariocas quando têm pela frente o Tricolor. A última derrota dos gaúchos em casa para o adversário desta quarta-feira faz mais de 15 anos, e curiosamente também foi em mata-mata.
Em maio de 2004, pelas quartas de final da Copa do Brasil, Grêmio e Flamengo iniciaram o confronto no Estádio Olímpico. Com gol de Zinho, o Rubro-Negro venceu por 1 a 0 e levou a vantagem ao Rio de Janeiro. O empate sem gols no Maracanã eliminou o Tricolor da competição.
De lá pra cá, o Flamengo tem sofrido nas mãos do Grêmio em Porto Alegre. Levando em conta Olímpico e Arena, são 14 jogos, com 10 vitórias gremistas e quatro empates. Aproveitamento de 81%. O último confronto, pelo Brasileirão de 2018, terminou com placar de 2 a 0 para os reservas do time de Renato contra os titulares da equipe carioca.
Como escrito anteriormente, a análise pode ser positiva ou negativa. Ou seja, a questão é a seguinte: a longa invencibilidade do Grêmio diante do Flamengo é boa por conta da supremacia tricolor em Porto Alegre ou ruim porque vai terminar em algum momento?