Não dá pra negar que Paolo Guerrero é a referência maior do Peru, e talvez o grande trunfo do time para tentar ser campeão da Copa América diante do Brasil. No próximo domingo (7), no Maracanã, as seleções decidem o título, no entanto, conforme o retrospecto, o jogador do Inter está longe de ser um "bicho-papão" quando está no caminho da Seleção Brasileira.
Guerrero cruzará o caminho do Brasil pela sétima vez na história. Foi apenas uma vitória do Peru com o centroavante em campo: 1 a 0 na Copa América de 2016, com gol de mão marcado por Ruidíaz, que culminou na demissão do técnico Dunga e posteriormente na chegada de Tite à Seleção. Nos demais confrontos, os brasileiros venceram quatro vezes e ainda houve um empate.
O mais importante para o Brasil neste histórico é que Guerrero passou em branco em todas as partidas, mesmo sendo o maior artilheiro da seleção peruana com 38 gols marcados. Aliás, na atual Copa América, o centroavante do Inter já balançou as redes duas vezes: contra Bolívia e Chile. Ele é inclusive um dos 13 goleadores do torneio.
Guerrero contra o Brasil:
- Peru 1x1 Brasil (2007)
- Peru 1x2 Brasil (2015)
- Brasil 3x0 Peru (2015)
- Brasil 0x1 Peru (2016)
- Brasil 2x0 Peru (2016)
- Brasil 5x0 Peru (2019)