A Arena do Grêmio foi inaugurada oficialmente no mês de dezembro de 2012, quando foi realizado um amistoso do clube gaúcha diante do Hamburgo, da Alemanha, que terminou com vitória tricolor por 2 a 1. No ano seguinte, o estádio recebeu seu primeiro jogo da Seleção Brasileira.
Na ocasião, o técnico era Luiz Felipe Scolari, e o objetivo era a preparação para a Copa das Confederações, que seria realizada em território brasileiro e terminaria com o título do Brasil. O amistoso na Arena teve a França como adversária. E, depois de 21 anos, a Seleção Brasileira voltaria a vencer uma campeã mundial.
Com gols de Oscar, Hernanes e Lucas Moura, o Brasil goleou os franceses por 3 a 0. Não foi uma atuação de gala, mas a equipe brasileira soube se impor na partida para sair vencedora. O público gaúcho compareceu em peso: 51.643 pagantes assistiram à partida.
Pelas quartas de final da Copa América de 2019, a Seleção Brasileira entrará em campo na Arena do Grêmio uma vez mais. O adversário ainda está indefinido, mas a tendência é de haver um número de torcedores maior do que o de 2013.
Ficha técnica de Brasil 3x0 França:
- Data: 9/6/2013
- Renda e público: R$ 6.833.515,00/ 51.643 pagantes
- Gols: Oscar, Hernanes e Lucas Moura
BRASIL: Julio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo (Hernanes), Paulinho (Dante) e Oscar (Fernando); Hulk (Lucas Moura), Fred (Jô) e Neymar (Bernard). Técnico: Felipão.
FRANÇA: Lloris; Debuchy, Rami, Sakho e Mathieu; Cabaye (Gomis), Guilavogui, Matuidi (Grenier), Payet e Valvuena (Lacazette); Benzema (Giroud). Técnico: Didier Deschamps.