Qual é a chance de um time abrir 3 a 0 de vantagem e depois sofrer um revés de virada? No futebol, tudo é possível e foi isso que aconteceu no jogo entre Grêmio e Fluminense, no último domingo (6), na Arena, pelo Brasileirão. A derrota gremista, de certa forma vexatória, é absolutamente rara quando se analisa dados históricos do clube.
O desafio é simples: alguma vez na história, o Grêmio perdeu um jogo depois de abrir 3 a 0? E a pesquisa não determina se a derrota foi em casa ou fora. Até a década de 1960, nunca aconteceu tal fato em uma partida do Tricolor, pelo menos no que foi apurado pela coluna.
Os registros antes da década de 1960, chegando até 1903, ano da fundação do Grêmio, são muito escassos. Talvez o museu do clube consiga responder tal provocação. Já aconteceram casos parecidos. Por exemplo, em 2000, o time saiu perdendo para o Juventude, mas conseguiu passar à frente e chegar ao 3 a 1. Mesmo assim, sofreu a virada e acabou derrotado por 4 a 3.
Partindo da coletiva de Renato Portaluppi após o revés para o Fluminense, na qual o técnico usou bastante a expressão "deu mole", pode-se dizer que o fiasco na Arena tem a chance de ser o maior "deu mole" de todos na história gremista.