O pior aconteceu: o Grêmio foi derrotado no Chile e se complicou no Grupo H da Libertadores. Com apenas um ponto conquistado até agora, o Tricolor tem três rodadas e precisa de um milagre para não ser eliminado na fase de grupos, algo que não ocorre desde 1990.
A última vez que o Grêmio foi eliminado na fase de grupos da Libertadores foi há 29 anos. Naquela oportunidade, o time, então campeão da Copa do Brasil, ficou em uma chave com Vasco da Gama, Cerro Porteño e Olimpia. Venceu uma vez, perdeu duas e empatou três.
Além da edição de 1990, o Grêmio também foi eliminado logo no início em sua primeira Libertadores. Em 1982, o Tricolor ficou de fora da fase seguinte da competição depois de disputar jogos contra São Paulo, Defensor e Peñarol. Novamente foram duas derrotas, três empates e somente uma vitória.
O Grêmio volta a campo pela Libertadores na próxima quarta-feira (10), na Arena, para enfrentar o Rosario Central. O time precisa de três vitórias e resultados paralelos para se classificar às oitavas de final.