Não foi desta vez que o Grêmio venceu na Libertadores 2019. A derrota por 1 a 0 para a Universidad Católica deixou o clube a cinco pontos da zona de classificação no Grupo H, com apenas um ponto conquistado. Após o jogo no Chile, Renato Portaluppi admitiu que a equipe não fez uma boa atuação e falou sobre o futuro na competição.
— Precisamos continuar trabalhando em busca das vitórias para termos uma chance de classificação. A equipe não esteve bem hoje (quinta), muito abaixo daquilo que podemos apresentar. Erramos muitos passes, nada deu certo. A vitória da Católica foi merecida. Não fizemos nada para sair daqui com um resultado melhor — resumiu.
O treinador foi questionado sobre a queda no rendimento de alguns atletas e tratou de deixar claro que ninguém tem vaga garantida no time.
— Todo mundo está tendo oportunidades. Cada um tem que mostrar que tem condições de começar a próxima partida. Temos um grupo qualificado, tem jogadores que estão bem. Comigo, não tem essa coisa de idade, salário ou nome. Vai jogar quem está melhor. A partir de amanhã, vamos começar a pensar no próximo jogo — disse.
Veja outros trechos da entrevista coletiva de Renato Portaluppi:
Chances de classificação
"A gente precisa acordar na competição. Em três jogos, fizemos apenas um ponto. Chance, temos. Precisamos corrigir algumas coisas que não estão acontecendo, que aconteciam naturalmente antigamente. Nos últimos jogos, a equipe não vem mostrando aquele poder de reação. Mas se quisermos passar para a próxima fase, a partir de quarta-feira precisamos vencer"
Falha defensiva
"Não é o problema na zaga, o problema é geral. Deu uma pane no nosso time hoje, deixamos a defesa exposta. Não adianta a gente achar que aqui não funcionou ou lá não funcionou. Hoje estivemos abaixo do que podemos produzir. Uma vez que outra, o adversário vai cabecear na nossa área, são coisas do futebol. Hoje, não estivemos bem. A vitória deles foi merecida por tudo o que eles fizeram e por tudo o que nós deixamos de fazer. Agora, é pensar no jogo de domingo. E a partir de segunda, voltar a pensar na Libertadores"
Mudanças na equipe
"Se tiver que acontecer, vamos conversar com o grupo. Algumas peças não funcionaram do jeito que a gente queria. Falei no intervalo que, infelizmente, nós só tínhamos três substituições, e que eu ia dar uma chance para a equipe voltar com mais atitude. Não foi o que aconteceu, as coisas seguiram iguais. Mudei, melhoramos um pouquinho, mas não foi o suficiente para evitar a derrota"