Sim, o que mais chama a atenção nesse Grêmio de 2019 é seu alto número de gols marcados. Tanto é que o time de Renato Portaluppi é dono do melhor ataque do futebol brasileiro até aqui. Mas há um aspecto histórico que coroa a atuação defensiva do Tricolor, que foi vazado apenas uma vez até agora.
O Grêmio de 2019 estava tendo uma atuação defensiva parecida com a do time de 2007. Na ocasião, os comandados de Mano Menezes disputaram as sete primeiras partidas oficiais daquele ano sem sofrer um gol sequer. No entanto, levaram dois na oitava partida (6 a 2 sobre o Brasil de Pelotas, no Olímpico). A pergunta que surgiu, portanto, foi a seguinte: qual foi a última vez que a equipe gremista passou os oito primeiros duelos da temporada com apenas um gol sofrido?
A pesquisa mergulha na história do Grêmio e chega à década de 70 para responder tal questão. Em 1976, o Grêmio passou os 10 primeiros jogos do Gauchão sofrendo somente um gol (do Santa Cruz). A defesa, formada por Ancheta e Beto Fuscão na oportunidade, passou incólume em nove partidas (Ferro Carril, Atlântico, Guarany-BA, Esportivo, Atlético Carazinho, Inter-SM, Inter de São Borja, Estrela e Ypiranga).
Defesa do Grêmio em 2019:
- 8 jogos
- 1 gol sofrido
Defesa do Grêmio em 1976:
- 10 jogos
- 1 gol sofrido