Gre-Nal arruma a casa? A frase eternizada pelo ex-dirigente do Inter, Ibsen Pinheiro, teve valor em tantos clássicos ao longo da história e um deles foi pelo Brasileirão de 2003. O Grêmio vinha brigando para não cair, enquanto o Colorado lutava por vaga na Libertadores. Pois a vitória foi tricolor, calando um Beira-Rio lotado e sublinhando este jogo para ser relembrado.
Foi a chamada "lei do ex", expressão popularizada nas redes sociais, que decidiu aquele Gre-Nal de 2003. Christian, que tinha feito história pelo Inter, fez o golaço que garantiu a vitória por 1 a 0, justamente naquele ano em que o clube gremista completava 100 anos de história.
Na Zero Hora, um dia antes, o então editor de esportes David Coimbra escreveu o seguinte texto sobre este Gre-Nal:
Nunca houve um Gre-Nal como este. Todos os 355 clássicos disputados em 94 anos foram importantes, mas nenhum reuniu tanto simbolismo. Nenhum se estendeu tão nostalgicamente para o passado ou tão dramaticamente para o futuro. Este é o Gre-Nal do Centenário do Grêmio.
Só por isso já seria histórico. Mas é sobretudo a principal chance de escapar da segunda divisão em 2004. Se o Grêmio vencer, somará três pontos e confiança para sua esperada reação. Para o Inter, a vitória representa a possibilidade concreta de classificação para uma competição internacional, a Libertadores da América, privilégio que o clube não desfruta há uma década. Muito estará em jogo. E, se é certo que Grêmio e Inter continuação pujantes mesmo depois de um eventual fracasso do Beira-Rio, também é certo que, este Gre-Nal, eles jamais vão esquecer.
Ficha técnica da partida:
INTER
Clemer; Wilson, Sangaletti, Vinícius e Edu Silva; Claiton, Gavilán, Flávio (Élder Granja) e Daniel Carvalho (Jefferson Feijão); Diego e Nilmar.
Técnico: Muricy Ramalho.
GRÊMIO
Eduardo Martini; Anderson Lima, Adriano, Baloy e Gilberto; Leanderson, Gavião, Tinga e Caio (Carlos Miguel); Cláudio Pitbull (Marcelinho) e Christian (Élton).
Técnico: Adilson Batista.
Árbitro: Heber Roberto Lopes.
Assistentes: Roberto Braatz e Rogério Rolim.
Cartões amarelos: Claiton, Gavilán, Diego e Vinícius (Inter); Cláudio Pitbull e Leanderson (Grêmio).
Cartões vermelhos: Sangaletti (Inter) e Anderson Lima (Grêmio).
Gol: Christian (34 minutos do primeiro tempo).
Público total: 45.442 pessoas.
Renda: R$ 413.635,00.