Didier Deschamps está a um jogo de bater uma marca na história das Copas do Mundo. A sua seleção francesa venceu a Bélgica por 1 a 0 nesta terça-feira (10), em São Petersburgo, e chegou à final da competição. O treinador, que foi campeão mundial como jogador, pode também alcançar o feito na casamata, algo que somente duas pessoas conseguiram.
Na Copa de 1998, Deschamps levantou o troféu mais cobiçado do mundo atuando ao lado de jogadores como Zidane e Thuram. O brasileiro Mário Jorge Zagallo também foi campeão mundial como jogador pela Seleção Brasileira, e por duas vezes: em 1958, na Suécia, e em 1962, no Chile. Depois, comandou o Brasil campeão na Copa do Mundo de 1970, no México.
O alemão Franz Beckenbauer é outro exemplo de campeão da Copa como jogador e como treinador. Dentro das quatro linhas, o "Kaiser" levantou a taça em 1974, na Alemanha. Como técnico, conduziu a seleção alemã ao título mundial em 1990, na Itália.
Desde 2012 no comando da França, Deschamps ainda busca o primeiro título. O mais longe que chegou foi o vice-campeonato da Eurocopa de 2016, justamente em solo francês. No total, tem 82 jogos e 70% de aproveitamento.
A França espera o vencedor de Croácia x Inglaterra, que se enfrentam às 15h desta quarta-feira (11), no Luzhniki Stadium, em Moscou. A final da Copa do Mundo está marcada para domingo (15/07), ao meio-dia (horário de Brasília).
Didier Deschamps no comando da França:
82 jogos
52 vitórias
15 empates
15 derrotas
70% de aproveitamento