O cenário é bem adverso para o Inter nas quartas de final do Gauchão. Depois da derrota por 3 a 0 para o Grêmio na Arena, o time de Odair Hellmann precisa devolver o placar para levar aos pênaltis ou vencer por quatro gols de diferença para eliminar o rival. Não bastasse isso, o histórico em Gre-Nal não favorece.
O fato é que, desde a inauguração do Beira-Rio, jamais o Inter conseguiu uma goleada sobre o Grêmio do tamanho daquilo que precisa na próxima quarta-feira. Ou seja, um feérico feito no clássico 415 significaria um capítulo à parte na história do Gre-Nal.
É verdade que o Inter já obteve vitórias contundentes contra o Grêmio desde 1969 (quando o Beira-Rio foi inaugurado), mas nenhuma delas com o placar necessário para eliminar o rival no Gauchão de 2018. Para piorar, nem o 3 a 0, que levaria a decisão para os pênaltis, já foi obtido pelo Colorado em clássicos na sua casa.
A goleada mais marcante ocorreu pelo Brasileirão de 2008, quando o Inter aplicou 4 a 1 no Grêmio, com gols de D'Alessandro, Alex, Índio e Nilmar. No entanto, pelo gol qualificado, este resultado não serve para a equipe colorada seguir adiante no campeonato estadual.
Histórico do Gre-Nal no Beira-Rio:
115 jogos
45 vitórias do Inter (114 gols)
29 vitórias do Grêmio (95 gols)
41 empates