Começa nesta quarta-feira, às 22h, em Avellaneda, na Argentina, a disputa de mais um título internacional para o Grêmio. Trata-se da Recopa Sul-Americana cujo adversário é o Independiente. Depois de sagrar-se tricampeão da América no ano passado, o Tricolor quer aumentar seu número de taças levantadas fora do Brasil.
Pelo ranking atual, pesquisado neste levantamento (e não contando torneios amistosos), o Grêmio é o quinto brasileiro que mais vezes conquistou títulos internacionais, atrás de São Paulo, Santos, Inter e Cruzeiro. O Tricolor tem três Libertadores, um Mundial e uma Recopa Sul-Americana.
O São Paulo lidera com folga a lista. Com três títulos de Libertadores e três mundiais, o Tricolor Paulista também colecionou taças estrangeiras nos anos 90, promovidas pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). No total, os paulistas somam 12 conquistas.
Depois aparecem Santos (oito títulos), Cruzeiro e Inter (ambos empatados com sete conquistas). O rival gremista tem as seguintes taças internacionais: um Mundial, duas Libertadores, uma Copa Sul-Americana, duas Recopas Sul-Americanas e uma Suruga Bank. Lembrando que a Suruga é considerada oficial e já está em sua 11ª edição, sendo organizada pela Conmebol em parceria com a Associação de Futebol do Japão.
Ranking de títulos internacionais dos brasileiros:
1) São Paulo - 12 títulos
2) Santos - 8 títulos
3) Inter e Cruzeiro - 7 títulos
4) Grêmio - 5 títulos
5) Atlético-MG, Flamengo, Vasco e Corinthians - 4 títulos
6) Palmeiras - 3 títulos
7) Botafogo e Chapecoense - 1 título