A primeira decisão de título para o Grêmio em 2018 começa a ser disputada na próxima quarta-feira (14/02), às 22h, em Avellaneda, na Argentina. Trata-se da Recopa Sul-Americana cujo o adversário é o tradicional Independiente, dono de sete taças de Libertadores.
Pois o histórico de confrontos do Grêmio contra os argentinos do chamado 'Rey de Copas' não é pequeno e está recheado de partidas marcantes. A principal delas, que não é de boa lembrança para os gremistas, é a perda do título da Libertadores de 1984. Derrota no Olímpico por 1 a 0 e empate sem gols fora de casa.
No entanto, há também a conquista tricolor da Recopa Sul-Americana em 1996, na cidade de Kobe, no Japão. O time de Felipão goleou o Independiente por 4 a 1 e ficou com a taça.
Grêmo e Independiente ainda mediram forças nas quartas de final da Supercopa Libertadores, realizada em 1994. Melhor para os argentinos, que seguiram adiante na competição.
Por fim, outro fato marcante neste confronto é justamente no primeiro encontro entre os clubes. No ano de 1940, na Baixada, em Porto Alegre, o Grêmio venceu o Independiente por 2 a 1. A partida marcou a despedida do futebol de Luiz Carvalho, ídolo histórico do Tricolor.
Histórico de Grêmio x Independiente:
12 jogos
6 vitórias do Grêmio (18 gols)
3 vitórias do Independiente (7 gols)
3 empates