Tem sido um ano de marcas importantes atingidas por Renato Portaluppi no Grêmio. É nesta terceira passagem que o técnico conquistou o título da Copa do Brasil e acabou com o jejum de títulos do clube. É também neste período que ele teve sua mais longa duração como treinador na última década, atingindo um ano de permanência no cargo no último dia 18 de setembro. Pois Renato ainda ingressou na lista dos dez técnicos que mais comandaram o Tricolor na história. A próxima estatística diz respeito à Copa Libertadores da América.
Leia mais:
"Barrios de água fria" e "gremiover": como os jornais do Rio viram a classificação do Grêmio
A classificação gremista foi sofrida, porém merecida
Recuperar Luan, inscrever Patrick e mergulho no rival: as missões do Grêmio até a decisão da semifinal
Com a classificação à semifinal da competição sul-americana, obtida diante do Botafogo, Renato Portaluppi completou 20 jogos no comando do Grêmio no principal torneio da América do Sul, empatando com Luiz Felipe Scolari, campeão em 1995. Só Tite possui número de partidas maior que ambos. O atual comandante da Seleção Brasileira dirigiu o Tricolor 22 vezes, juntando as edições de 2002 e 2003, quando o time chegou até à semifinal e quartas de final respectivamente.
Em 2017, o Grêmio vai enfrentar o Barcelona, do Equador, em duas partidas. Por isso, automaticamente Renato Portaluppi vai empatar com Tite nesta estatística. Resta saber se vai também ultrapassá-lo ainda na atual temporada. De qualquer forma, o livro de Renato dentro do Grêmio começou a ser escrito no início dos anos 80 e, passados quase quatro décadas, não para de ganhar novos capítulos.
Técnicos com mais jogos pelo Grêmio em Libertadores:
- Tite - 22 jogos
- Luiz Felipe Scolari - 20 jogos
- Renato Portaluppi - 20 jogos
- Mano Menezes - 14 jogos
- Valdir Espinosa - 12 jogos