O Grêmio acreditou que poderia recuperar Luan. Não conseguiu. O camisa 7 não joga futebol há dois anos e não consegue "performar" há quase cinco. Não tinha como dar certo no seu retorno. Agora o clube pretende estender o contrato do jogador até o final do Gauchão do ano que vem. Pode ser um carinho, mas parece muito mais uma alternativa para um problema que o próprio Tricolor criou. Apostou no jogador e errou.
Escrevo isso como um complemento ao que manifestei à época. Não havia nenhum indicativo de que Luan daria certo. As boas memórias da torcida e a gratidão ao jogador são as maiores formas de reconhecimento a tudo que ele construiu no Grêmio. Isso vale muito mais do que qualquer tentativa de repatriar alguém que não consegue mais jogar. E lamento muito por isso. Lamento o fato de Luan ter conseguido atuar apenas por três ou quatro temporadas em alto nível.
Desde que retornou, Luan atuou poucos minutos, nunca como titular e não participou de gol. O Grêmio vai apostar na competividade mais baixa do Gauchão para Luan ter um último brilho. Insisto na ideia de que há outras formas para reconhecê-lo e valorizá-lo. Se o pensamento é ficar com a última impressão, era melhor ter mantido o Luan da América e da Copa do Brasil.