Debaixo de muita chuva e vento, o Grêmio foi soberano no primeiro tempo contra o Huachipato, na vitória por 1 a 0 nesta terça-feira (4), no Chile. Muito cedo, aos 5 minutos, Diego Costa, de cabeça, fez o gol da classificação para as oitavas de final da Libertadores.
Ficou barato para os chilenos nos primeiros 45 minutos. Três bolas na trave com Galdino, Pepê e Soteldo. O goleiro Parra ainda salvou conclusão de Cristaldo, que também jogou bom futebol. Na realidade, o Tricolor empilhou chances e deixou de matar o jogo.
Com o gramado encharcado pelo temporal que caiu em Talcahuano no intervalo, cheio de poças de água e bola rolando com dificuldade, os chilenos começaram a segunda etapa carimbando a trave de Marchesín, que ainda fez grande defesa no rebote. Depois o Huachipato foi para o abafa. E o goleiro argentino salvou com grandes defesas. Virou o protagonista. A partida, que poderia ser tranquila, ganhou contornos de drama até o apito final.
Agora, se Grêmio ganhar do Estudiantes no Couto Pereira termina em primeiro no grupo C e pega o Peñarol na fase seguinte. Mas se empatar ou perder no próximo sábado, o The Strongest fica na frente e a equipe gremista terá o Fluminense como adversário na próxima fase da competição continental.