Grêmio e Juventude precisam da vitória para ficar com o título do Gauchão nos 90 minutos deste sábado (6), na Arena. Por isso, projeto um jogo menos truncado do que o da ida. Em casa, a iniciativa deve ser do Tricolor, apoiado pela torcida. Lamento a liberação por parte da Brigada Militar de apenas 2 mil ingressos para a galera do Ju.
Aposto que o time de Roger Machado não vai adotar uma postura submissa à estratégia montada por Renato Portaluppi. Também vai arriscar, tentar criar dificuldades para a defesa gremista. Como será muito atacado, deve usar e abusar do contra-ataque.
Para o Grêmio, a conquista do hepta é um fato histórico. Abre o caminho para tentar igualar com o octa do Inter de 1976. O Juventude pode empatar com o Guarany-Ba, único bicampeão do Interior. Será uma baita decisão.
Personagens da final
Quem pode ser o grande nome da final do Gauchão? Façam suas apostas.
Pelo lado do Grêmio, a chegada de Diego Costa mudou a cara do ataque tricolor. O goleador pode assumir a ponta na artilharia. Villasanti é o motorzinho do meio-campo. Entrega tudo. Revelação do campeonato, Gustavo Nunes também pode desequilibrar com suas jogadas insinuantes pelo flanco.
O volante Caíque é o grande destaque do Juventude na reta final do Estadual. Marcador implacável e com boa chegada à frente. Gilberto é sempre um centroavante perigoso. A novidade apresentada pelo Ju é Lucas Barbosa, que tem imposição física e boa técnica.
Fora de campo, os competentes Renato Portaluppi e Roger Machado prometem um duelo à parte. Quem vai levar a melhor? O fator Arena pode ser determinante. Mas o Papo já mostrou que não se assusta com estádio lotado.