Roger Machado foi o protagonista da justa conquista do Gauchão pelo Grêmio. Em pouco tempo de trabalho, o treinador conseguiu encontrar uma melhor forma de o Tricolor jogar. O principal acerto foi abrir espaço para Bitello no meio-campo ao lado de Villasanti — que encontrou o melhor lugar para render mais — e Lucas Silva. Como sequência, o jovem volante foi um baita acréscimo na mecânica de jogo. Pode crescer muito no restante da temporada.
O colombiano Campaz também cresceu atuando pelo lado. Sem poder contar com Ferreira durante parte da campanha, Elias deu conta do recado.
É importante ressaltar que o Ypiranga foi bravo e fez história com um elenco de muitos destaques e com um comando competente de Luizinho Vieira.
Agora, o Grêmio não pode se enganar e achar que tudo está perfeito com a conquista do penta. Vai precisar trazer reforços para encarar a Série B. Só sobe quem tem grupo. Apenas camisa pesada não basta. A régua de exigência vai subir. Será o principal desafio da temporada. É proibido errar!