As duas últimas vitórias conquistadas pelo Grêmio mostraram a importância de dois jogadores que podem surgir como os avalistas da recuperação da equipe no Brasileirão. Claro que ainda há uma batalha de 19 jogos para deixar, de vez, a zona do rebaixamento.
Durante o returno, ainda serão disputados os jogos atrasados contra o Flamengo e o Atlético-MG. Sonhar com uma vaga na Sul-Americana e Libertadores ainda é prematuro. Primeiro é preciso sair do inferno.
Depois que retornou da lesão no joelho, Ferreira marcou contra o Ceará e deu assistência para o gol da vitória sobre o Flamengo. Uma resposta vigorosa aos seus críticos. Pode fazer a diferença.
Outra figura que vai ganhando espaço no Tricolor é Borja. O colombiano foi decisivo no Maracanã. Antes, já havia sido fundamental ao marcar o gol da vitória sobre o Cuiabá e na virada no duelo com a Chapecoense. O centroavante também deixou a sua marca no duelo com o Bahia. Quatro gols em nove jogos.
Felipão ainda pode ganhar um terceiro protagonista para fugir do Z-4. Em fase final de recuperação, Douglas Costa pode voltar a ser relacionado contra o Athletico-PR. O camisa 10 vai precisar de tempo para readquirir o ritmo de jogo. Mas tem potencial para ser, também, um personagem importante na história da recuperação do time gremista.