O Grêmio venceu o Flamengo no domingo (19), por 1 a 0, e chegou à segunda vitória consecutiva no Campeonato Brasileiro. Entretanto, no final da partida no Maracanã, Miguel Borja teve a oportunidade de ampliar o marcador em um pênalti, mas Diego Alves defendeu a cobrança.
Apesar do desperdício, foi apenas o terceiro pênalti não convertido pelo Tricolor na temporada de 2021. Até o momento, são 16 penalidades marcadas para o Grêmio: seis no Campeonato Gaúcho, quatro na Copa Sul-Americana, um na Copa do Brasil e cinco no Campeonato Brasileiro.
O aproveitamento gremista no Gauchão foi de 100%. Todas as cobranças foram convertidas, assim como a penalidade assinalada na Copa do Brasil. Na Sul-Americana, o aproveitamento foi de 75% e no Brasileirão 60%.
Dos batedores, Diego Souza foi quem mais cobrou: São seis cobranças e apenas um erro. Guilherme Azevedo, que hoje está no Coritiba, teve duas oportunidades, acertou uma e errou a outra. Borja, que desperdiçou a cobrança diante do Flamengo, teve mais duas cobranças e acertou as duas. Lucas Silva, Lucas Araújo, Maicon, Jean Pyerre e Pinares completam a lista dos batedores gremistas nesta temporada. Cada jogador teve um pênalti batido e convertido.
Pênaltis para o Grêmio em 2021:
- Lucas Silva (Brasil-Pel)
- Diego Souza (Ayacucho)
- Lucas Araújo (Esportivo)
- Guilherme Azevedo (Aimoré)
- Diego Souza (Novo Hamburgo)
- Diego Souza (Ypiranga)
- Diego Souza (Caxias)
- Diego Souza (Aragua)
- Maicon (Aragua)
- Pinares (Fluminense)
- Jean Pyerre (Vitória)
- Miguel Borja (Chapecoense)
- Miguel Borja (Cuiabá)
Pênaltis desperdiçados:
- Miguel Borja (Flamengo)
- Diego Souza (Fortaleza)
- Guilherme Azevedo (La Equidad)