O primeiro passo da retomada do Grêmio foi a vitória sobre a LDU na Copa Sul-Americana. Resultado importante em Quito para decidir a vaga para as quartas de final nesta terça-feira (20) em Porto Alegre Agora, o resultado positivo no Brasileirão diminui um pouco a pressão para cima do elenco gremista. Claro que ainda há uma boa caminhada para sair do Z-4. Pelo grupo de atletas que possui, é notório que o Tricolor está fora de turma na competição. A vitória sobre o Fluminense mostrou uma importante evolução no setor defensivo.
Pela terceira partida consecutiva, Gabriel Chapecó não foi vazado. Mérito das correções feitas por Luiz Felipe Scolari, das boas atuações do goleiro e do encaixe dos zagueiros. Tendo uma proteção maior dos volantes de marcação, Geromel e Kennemann - sem esquecer de Ruan - acabaram subindo de produção. Fernando Henrique e Victor Bobsin vão dando conta do recado. Em seguida, Thiago Santos voltará a ficar à disposição.
Agora Felipão precisa atacar as correções do meio para frente. Uma certeza é que ainda não poderá contar com Ferreira nos próximos jogos. Diego Souza precisa ser melhor abastecido na frente. O goleador sofre quando não é servido pelos companheiros. Importante Jean Pyerre estar tendo sequência. Com isso, ganha confiança. Pode ser alquile jogador que todos esperam. Ainda não joguei a toalha.
Mas a vitória no Rio de Janeiro sobre o Flu mostrou um personagem que pode começar a brigar pontuam lugar no time titular. Pinares entrou na reta final da partida e acabou tendo personalidade para pegar a bola e cobrar o pênalti que valeu a vitória. Segundo dados do colunista de GZH, Marcos Bertoncello, o chileno competiu 23 jogos pelo Grêmio. Marcou dois gols e deu cinco assistências.
Na real, Pinares, que foi apresentado em novembro do ano passado, nunca teve uma sequência de partidas como titular. Não foi suficientemente testado. Ele ficava fora por causa de lesões ou convocações da seleção chilena. Pelo jeito, Felipão pode apostar no meia como uma das peças da remontagem da equipe para o sequência da temporada.