Conquistar os três pontos no Maracanã era questão de sobrevivência para o Grêmio no Brasileirão. Afundado na incômoda lanterna, o Tricolor precisava, a qualquer custo, conseguir a primeira vitória na competição de pontos corridos após dez partidas. O gol salvador, marcado por Pinares quase no final da partida - em pênalti sobre Alisson alertado pelo VAR - deu a vitória ao time de Luiz Felipe Scolari.
Claro que o fundamental resultado positivo, não pode esconder que a atuação gremista contra o Fluminense de Roger Machado ainda foi insuficiente. Todos no vestiário gremista sabem disso. Um fator importante que vale destacar é que, mais uma vez, a equipe foi sólida defensivamente. Atuações perfeitas de Geromel e Kannemann. Porém ainda teve muitos problemas na frente. Diego Souza mostrou muita combatividade. Mas continua com dificuldades de movimentação. Quando a bola não chega, fica fora do jogo.
O primeiro chute gremista a meta carioca foi somente aos 9 minutos do segundo tempo, quando uma batida de Vanderson explodiu no travessão de Muriel. Nova boa atuação do guri na lateral-direita. Logo na sequência, o Flu também carimbou a trave de Gabriel Chapecó com Lucas Claro.
Alisson teve uma atuação tática enaltecida por Felipão na entrevista coletiva. Sinceramente, não consigo enxergar uma contribuição evidente do camisa 23. Pelo menos, tem o crédito de ter sofrido a penalidade que trouxe a vitória. Jean Pyerre precisa entregar mais na armação das jogadas. Vale ressaltar mais um bom desempenho de Fernando Henrique. Apensa um erro grave de passe na etapa final. Hora da manutenção no time. Com a primeira vitória na conta, o Grêmio mostra que pode buscar a salvação no Brasileirão. Acendeu uma luz no fim do túnel.