O Athletico-PR desembarcou em Porto Alegre nesta terça-feira (16) e vai visitar uma Arena do Grêmio, na quarta (17), com ares devastadores pelos recentes resultados do Tricolor. E a confiança do clube treinado por Cuca está em alta. Nos últimos quatro jogos, foram 17 gols e apenas um sofrido. Tudo bem, os adversários estão longe de serem assustadores: Sportivo Ameliano-PAR (4 a 1) pela Copa Sul-Americana, Maringá (3 a 0) na final do campeonato estadual, Rayo Zuliano-VEN (6 a 0) também pela competição continental, e Cuiabá (4 a 0) na estreia do Brasileirão.
No primeiro compromisso da Série A, o adversário do Furacão não conseguiu dar um arremate a gol no primeiro tempo inteiro. Somente na segunda etapa que tentou dar trabalho ao goleiro Bento — guarda-redes da Seleção Brasileira. Isso mostra a solidez defensiva do time de que Cuca, que tem cerca de 40 dias no cargo (no lugar do colombiano Juan Carlos Osório). Além da boa base na parte de trás, o treinador montou um time agressivo no ataque e com um modo de jogo ultraofensivo.
Assisti ao VT da goleada sobre o Cuiabá. O Athletico-PR atua projetado, empurrando o adversário. Os argentinos Léo Godoy, comprado ao Estudiantes, e Lucas Esquivel atuam espetados e fazem sempre dobradinha com os extremas, Julimar e Cuello, outro argentino. Por dentro, Cuca colocou o uruguaio Cannobio e Pablo. Todo o jogo do Furacão passa por Fernandinho.
No domingo (14), com o Cuiabá retraído, ele foi o dono da partida. Tanto que Erick, seu companheiro na frente da área, foi menos ostensivo. É um alerta ao Grêmio, cujo jogo é muito marcado pela liberdade dada aos volantes adversários.
Pedro Henrique, zagueiro que esteve nos planos do Grêmio, perdeu a vaga ao lado de Thiago Heleno para Kaique Rocha, ex-Inter, e autor do gol de empate na Arena, no último jogo entre os dois times.
Há otimismo e entusiasmo em Curitiba com a retomada do Athletico a partir da chegada de Cuca. A goleada deste fim de semana foi a 28ª partida sem perder no gramado sintético da Arena da Baixada (onde o Inter pisará no domingo).
Minha perspectiva é de um rival duro para a Dupla Gre-Nal e, mesmo na Arena, o Grêmio também encontrará sérias dificuldades. Há um time rápido e agressivo e boas alternativas no banco. Cito Mateo Gamarra, jovem zagueiro paraguaio comprado ao Olimpia; Alex Santana, volante formado no Inter; Cristian, volante feito na base; Zapelli, argentino de bom pé; e Mastriani, aquele mesmo nove que fez um Brasileirão com gols pelo América-MG e hoje é o goleador da temporada nacional, com 14, ao lado de Pedro, do Flamengo. Ele é reserva neste Athletico.
Em tempo: a chegada de Cuca gerou protestos de parte da torcida, principalmente, a feminina, incomodada com a contratação de um técnico que teve uma condenação por estupro (em 1987, da jovem Sandra Hahn, quando jogava pelo Grêmio, em processo que acabou extinto). O técnico, pela primeira vez, abordou o assunto pelo viés da vítima, prometeu se engajar na luta para combater a violência e estar na linha de frente no combate a essa chaga da nossa sociedade ainda patriarcal. Estamos na expectativa, Cuca. Vamos junto nessa luta.