A Conmebol publicou em suas redes sociais uma arte com os mascotes dos 32 times classificados para a fase de grupos. Todos desenhados no traço luxuoso do Gonza Rodríguez, um argentino radicado em Porto Alegre há 16 anos e com quem tive o prazer de dividir espaço e alguns trabalhos na Redação de Zero Hora.
A arte encomendada pela Conmebol tem, no caso do Grêmio, uma estreia simbólica: é a primeira desse vulto em que o clube está representado pelo Flecha Negra, o novo mascote oficial, anunciado no aniversário de 120 anos e cujo desenho foi conhecido em 1º de dezembro, quando se anunciou o paraibano Caio Barbalha, 27 anos, como vencedor do concurso aberto pelo Grêmio.
Conversei com o Gonza na tarde desta terça-feira (2), horas antes da estreia na Libertadores, para buscar detalhes sobre a obra postada pela Conmebol. Todos as ilustrações dos 32 mascotes foram precedidas por uma longa pesquisa em que tentou fazer resgate histórico dos clubes. Assim, ele estilizou com seu traço os representantes de cada time.
No caso do Flamengo, por exemplo, o Urubu traz os braços que remetem ao personagem infantil Popey, um marinheiro musculoso que animou a infância de quem foi criança nos anos 1980. O Popey foi mascote do Flamengo por longos anos.
O Porco Gobatto adotado pelos palmeirenses nos anos 1990, como resposta à forma pejorativa a qual era mencionado pelos rivais, e oficializado em 2016, ganhou no traço do Gonza os fios espetados do personagem Cebolinha, de forte vinculação com o Palmeiras.
No caso do Flecha Negra, o Gonza resgatou em seu rosto os traços do atacante Tarciso, no qual foi inspirada a sua criação. O mascote original tem um estilo infantilizado. A ilustração que está no post da Conmebol traz um Flecha Negra com biotipo de atleta e feições do rosto que lembram muito Tarciso, dono do recorde de jogos com a camisa do Grêmio, 723, e segundo colocado no ranking de maiores goleadores, 228 gols, só atrás de Alcindo (264).
O mineiro Tarciso veio do América-RJ e defendeu o Grêmio entre 1973 e 1985. Criou uma vinculação tão forte com o clube que se radicou-se em Porto Alegre, da qual foi vereador três vezes. Em dezembro de 2018, foi vencido por um tumor ósseo e morreu aos 67 anos.
Mais do que números, a figura de Tarciso representada no Flecha Negra mostra o movimento do clube em reafirmar sua pluralidade. Um golaço. Que agora está estampado também para o mundo através do traço do Gonza na arte da Conmebol.