O diagnóstico foi o pior possível, embora as imagens já dessem tintas de que a lesão sofrida por Soteldo não era simples. A ressonância magnética constatou estiramento muscular de grau 3. O que significa, por baixo, 60 dias de fora. Soteldo não está fora apenas do Gre-Nal do dia 25. Será desfalque do resto da fase classificatória do Gauchão, quartas e semifinal.
Se tudo der certo na recuperação, ele retornaria a tempo de jogar a final, marcada para dia 31 de março e 7 de abril. Claro que, aqui, se o Grêmio confirmar presença nessas etapas.
Para o clube, trata-se de um prejuízo enorme. O venezuelano iniciou a temporada como a principal expressão técnica de um time ainda em construção e carecendo de mais individualidades.
Não há substitutos à altura, o que agrava ainda mais a situação. Nathan Fernandes até pode jogar por ali, mas ele vem sendo usado pela direita quando entra. Besozzi se encerra em si mesmo, está longe de ser solução.
Talvez Renato tenha de se socorrer em uma solução bastante usada em 2023, a escalação ali de Cuiabano. Apesar de dar boa resposta, essa ideia acabou arquivada.
O fato é que, além do extrema pela direita, a lista de compras do Grêmio ganha mais um ponta. Ficou claro que é preciso ter reposição para os dois lados. Ainda mais que o histórico recente de Soteldo seja pontuado por lesões musculares. Em outubro de 2022, ele sofreu uma lesão muscular na coxa que o tirou de ação por 100 dias.
Voltou apenas para a temporada 2023. Em abril do ano passado, sofreu outra lesão na coxa. Nessa, ficou apenas 22 dias fora. Na reta final do Brasileirão, ele teve um edema muscular e ficou de fora do confronto direto contra o Goiás, pela 33ª rodada. Voltou na rodada seguinte e esteve em campo nas últimas cinco rodadas.
Aumenta a velocidade da busca por centroavante
Na noite desta quinta (1°), se fecha a janela de transferências dos principais mercados da Europa: Alemanha, Espanha, Itália, Inglaterra e França. Na sexta (2), fecha em Portugal.
A partir disso, as negociações do Grêmio ganham uma outra velocidade. Penso que se o tão desejado centroavante estivesse no mercado brasileiro, ele já estaria na Arena.
Quem sabe até o próximo fim de semana já teremos novidades. É o que o torcedor, ansioso e com razão, tanto espera.
As inscrições para o Gauchão se encerram no dia 16 de fevereiro. Há um carnaval no meio disso, ou seja, o prazo acaba ficando menor. É preciso agilidade da direção gremista.