O volante Carballo deve passar por cirurgia nesta semana ainda para corrigir as dores pubianas. Trata-se de uma lesão causada por esforço repetitivo, em que o tratamento conservador acabou por não dar a resposta efetiva. Será uma intervenção pequena e de recuperação rápida. Em três semanas, ele estará liberado para correr e iniciar, de forma gradativa, os trabalhos de pré-temporada. Grêmio e Carballo discutem agora se a intervenção será em Porto Alegre ou em Montevidéu.
A possibilidade de ser feita na capital uruguaia ganha força pelo fato de Carballo estar de férias por lá. A direção também reconhece o esforço do jogador, que prontificou a abrir mão das férias. Nesse caso, um médico do clube acompanhará o processo todo.
Havia alguns meses, o Grêmio investigava a origem das dores do jogador. O tratamento conservador tinha resultados paliativos, que o incômodo na região sempre voltava com alguma força. Na sua última convocação, Carballo recebeu um parecer do médico da seleção uruguaia, que foi incluído na frente de investigação. O diagnóstico preciso da origem das dores ainda é tratado com cuidado pelo clube. Porém, é certo que ele só se livrará das dores através de cirurgia.