Na noite desta quinta-feira (4), o volante Gabriel embarcou rumo a Doha para a última etapa da sua recuperação antes de voltar aos gramados. Ele ficará 10 dias no Aspetar, o centro de referência mundial do Catar em medicina esportiva e tratamento de atletas.
O volante é o primeiro caso da parceria firmada entre o Inter e o Aspetar, firmada na segunda quinzena de abril. Com ele, embarcaram também o coordenador do departamento médico do clube, Marcos Marczwski, e o coordenador de fisioterapia, Juan Fiorenza. Além de acompanhar todo o trabalho de Gabriel no centro catare, os dois aproveitarão a estada para participar de encontros e fazer intercâmbio científico nas áreas de medicina, fisioterapia e nutrição esportiva.
O Inter é o primeiro clube da América a fechar convênio com a Aspetar. Na Europa, Tottenham e, claro, PSG, trabalham com o centro. Neymar e Messi já passaram pelos consultórios dos seus médicos de renome internacional e pelos espaços dotados de equipamentos de última geração.
Gabriel sofreu ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho direito no dia 1º de outubro, em jogo contra o Santos, no Beira-Rio. Desde lá, cumpre o longo trabalho de recuperação que requer essa lesão, uma das mais críticas para um atleta. No caso do jogador de futebol, além da questão clínica, a reconstrução do LCA exige dele recuperar a confiança em fazer os movimentos exigidos pelo jogo.
No Catar, Gabriel passará pela avaliação de especialistas do centro, testes para precisar o estágios da sua recuperação e usará equipamentos de última geração. A Aspetar é o braço médico da Academia Aspire, o centro de excelência criado pelo governo do Catar para formar atletas de diversas modalidades. Entre elas, claro, o futebol. Foi de lá que saiu a seleção que representou o país na Copa de 2022. Parte dos jogadores campeões da Copa da Ásia, em 2019, foram desenvolvidos dentro da academia, instalada ao lado do Estádio Khalifa, ícone do futebol local e único reconstruído para o Mundial.
O plano do Inter é que a viagem ao Catar seja a última etapa da recuperação de Gabriel. Se tudo correr dentro das expectativas do departamento médico e da direção de futebol, ele retorna do Oriente Médio direto para o campo. Iniciará, assim, o trabalho de recuperação física para ficar à disposição de Mano Menezes.