Luis Suárez foi apresentado no Ajax como promessa, chegou ao Liverpool como grande aposta, desembarcou no Barcelona como um dos principais camisas 9 do mundo e se mudou para o Atlético de Madrid como a peça que faltava no time de Simeone. Foi campeão da Copa América, jogou três Copas pelo Uruguai sendo protagonista e ostenta no currículo cinco La Ligas, uma Liga dos Campeões e um Mundial de Clubes.
Está calejado, portanto, aos 35 anos, quase 36. Só que mesmo esse jogador acostumado aos grandes momentos veio às lágrimas nesta noite de quarta-feira na Arena. A recepção apaixonada e calorosa de mais de 31 mil torcedores na Arena tocou o coração do uruguaio.
O Grêmio organizou à minúcias a apresentação da sua principal contratação do ano, da década e, quem sabe, da sua história recente. A festa esteve à altura do cartaz de Suárez. Nenhum detalhe foi esquecido. O que resultou numa festa apoteótica em azul na noite de Porto Alegre que celebrou a reconexão dos torcedores com seu clube.
Depois de dois anos sofridos e com jornadas constrangedoras, os gremistas viram seu orgulho ser resgatado em máxima potência. Vale lembrar que o ano de 2022 começou com a apresentação do grupo em cadeiras plásticas vazias na primeira fila e um time tatuado pelo rebaixamento. Um ano depois, os torcedores saboreiam uma festa para receber o quinto maior artilheiro em atividade no mundo, atrás apenas de CR7, Messi, Lewandovski e Ibra.
Mais do que isso, os gremistas mostraram ao Suárez cidadão do mundo que ele encontrou na ponta sul da América, ao lado do seu Uruguai, um lugar para chamar de seu. Na entrevista coletiva concedida depois da apresentação no campo, o centroavante confirmou que tudo o que tinha experimentado minutos antes tinha dado a ele 100% de certeza de que havia tomado a decisão correta ao escolher o futebol brasileiro.
Para o Grêmio, ficou a certeza de que tem nas mãos uma potente fonte de mobilização da sua torcida e, mais do que isso, de receita. O momento é de faturar com a onda emocional do torcedor. Tudo o que lançar relacionado a Suárez e também do clube venderá como pão quente. A festa de apresentação também mostrou ao mercado que embarcar nesse projeto Suárez tem tudo para ser um grande negócio. No evento, dois parceiros exibiram suas marcas. Mas a busca por, pelo menos, mais dois segue.
Em resumo, a noite de Suárez foi também a noite em que o Grêmio mostrou sua força e seu orgulho.