Há uma onda, muito puxada pelos jogadores, de torcedores buscarem estúdios de tatuagens. Muitos deles, inclusive, registram na pele o amor pelo clube do coração. Pois o Brentford transformou toda essa devoção em uma camiseta.
O novo kit foi lançado pouco antes do Natal e traz 100 tatuagens de torcedores estampadas. Não será usado em jogos, mas serve de conexão dos times feminino e masculino com a arquibancada. O projeto para criação da camisa começou em abril, com a campanha How Deep Your Love? (Quão profundo é o seu amor?).
O clube e a Umbro, fornecedora de material esportivo do Brentford, convocaram os torcedores a enviarem fotos de suas tatuagens relacionadas ao clube e a história delas. As cem mais significativas e impactantes ganharam espaço na camisa. São histórias que resumem os altos e baixos do clube.
Na verdade, mais de baixo até a chegada de Mathews Brenham, um britânico que ficou bilionário ao desenvolver um sistema de dados que ajudam os apostadores a depois criar sua própria bolsa de apostas. Brenham é torcedor do clube e frequentou suas arquibancadas desde a infância. Comprou-o em 2012, reestruturou-o e bateu na trave no acesso em sete temporadas. Na 2020/2021, subiu e voltou à elite depois de 74 anos. No seu primeiro ano na Premier League, fez uma campanha segura.
Nesta temporada, as Abelhas (como é conhecido o time) impactaram os ingleses ao aplicar goleada de 4 a 0 no Manchester United. Ocupa atualmente a 10ª posição, à frente de clubes tradicionais como Leicester, West Ham, Aston Villa e Everton. Perdeu apenas quatro jogos em 16 rodadas. A camisa, é claro, virou uma febre entre os torcedores do oeste de Londres, que mesmo nos momentos mais duros nunca abandonaram o clube.
Para quem quiser comprá-la, está à venda no site oficial do Brentford (shop.brentfordfc.com). O preço obedece a uma tabela que, estranhamente, é universal para os torcedores: 60 libras (R$ 380).
Aliás, a Umbro lançou a mesma campanha com o Werder Bremen, tradicional clube alemão, e colocou-a no mercado em maio deste ano. No caso dos alemães, a camisa é preta, com a reprodução das tatuagens em verde. O que ofereceu um contraste plasticamente muito interessante.
Fica a dica para a Dupla. Principalmente, o Grêmio, que tem como fornecedora de uniforme a Umbro. Qual torcedor não gostaria de ver no manto sagrado do seu clube o amor que gravou na pele?