O futebol globalizado, e com viés industrial, cria algumas pontes curiosas e, até certo ponto, surpreendentes. Um exemplo é a conexão que está prestes a criar laços entre o zagueiro Bruno Méndez e David Beckham. Ela é surpreendente. Não pelo estilo rústico do zagueiro em contraste com o padrão metrossexual de Beckham, mas, simplesmente, porque os dois vivem em órbitas distantes. Ou viviam até a noite desta segunda-feira (4), quando o Montevideo Wanderers analisará a proposta apresentada pelo Inter Miami de convertê-lo em sua filial sul-americana.
O Wanderers ainda detém uma fatia dos direitos de Bruno Méndez. Na venda ao Corinthians, em 2019, conservou 15% do zagueiro. Trata-se de um clube tradicional no Uruguai. Instalado no bairro do Prado, foi fundado em 1902 e atende pelo apelido de "bohemios". A razão seria o nome de batismo, Wanderers (na tradução: vagabundos), escolhido porque os jovens que o fundaram se inspiraram no inglês Wolverhampton Wanderers. Há quem aponte também a peregrinação para jogar em campos emprestados de Montevidéu nos primeiros anos de vida.
Vagabundos ou não, o fato é que Beckham é só mais um dos investidores a aterrissar no futebol uruguaio. Na semana passada, a coluna trouxe um raio-x dessa transformação nos clubes do país. Se o Wanderers topar, será o 12º a se tornar S/A e entregar o controle do departamento de futebol a investidores. O plano do astro inglês é o mesmo dos demais, buscar direto na fonte os talentos que parecem brotar nos gramados uruguaios.
Há uma estruturação no futebol local que ajuda nessa empreitada. A liga de baby fútbol, uma espécie de futsete para fraldinhas, tem mais de 500 clubes filiados no país. Jogam guris em categorias do sub-7 ao sub-12. A partir da adolescência, essa gurizada começa a participar de campeonatos em seus departamentos (Estados, para nós). Uma competição nacional, com seleções de todos os departamentos (à exceção da Capital), mobiliza o Uruguai nas categorias a partir do sub-14. A competição tem inclusive uma entidade própria, a OFI (Organização do Futebol do Interior).